segunda-feira, 13 de abril de 2009

From Tunis to the World!

Olá!
Isto tem sido complicado para postar algo, ando meio sem vontade e com alguma preguiça verdade seja dita.
Ora bem, hoje apetece-me partilhar com os amáveis leitores e mirones deste singelo espaço de partilha de emoções uma notícia que já tem cerca de um mês. Ai a preguiça dizem vocês e com muita razão!!!
Eu e mais dois dos contactos presentes em Tunis, e que também estão no BAD, fomos entrevistados para a RTP. Isso mesmo, Rádio Televisão Portuguesa, catita hein?!

E perguntam vocês: “Mas entrevistados por alma de quem?”

É simples. Eu tenho cá uns contactos do camandro e com umas cunhas aqui e acolá a coisa fica simples! :P

Estou a brincar como é óbvio!
O que se passou foi relativamente simples. Se por acaso costumam ver a emissão habitual da RTP provavelmente estarão familiarizados com o nome José Carlos Malato e com programas como o ‘Portugal no Coração’ e ‘Portugal Sem Fronteiras’. Este último não é tão conhecido pois é mais direccionado à RTPi mas passa na RTP1 ao Sábado de manhã.
O senhor Malato veio à Tunísia, país de que ele gosta nas suas próprias palavras, a convite do turismo tunisino. Veio ver as melhores vistas aqui do sítio e aproveitou para festejar o seu aniversário. Com ele veio uma equipa da RTP para fazer a devida reportagem e aproveitaram para falar com portugueses que aqui trabalham. Aqui entram os C13 em Tunis.

A ideia da reportagem com os ‘tugas do pedaço’ era mostrar casos de sucesso aqui por terras magrebinas. Se somos casos de sucessos ou não o tempo o dirá mas, e como somos “a nata da nata”, perdoem-me a presunção se me assumir um pouco como tal :P (Agora a sério, eu não considero que seja um tipo de sucesso. Prefiro considerar-me um tipo esforçado que tem tido alguma sorte e tem sido recompensado pelo esforço.)
A jornalista que iria fazer a reportagem estava algo preocupada em encontrar ‘tugas’ disponíveis para uns minutos de conversa televisionada, quando o cameraman lhe salvou o dia ao dizer que conhecia um tipo que cá estava e que por sua vez conhecia mais uma catrefada de lusos aqui na cidade. E voilá, estava o assunto arrumado e lá foram os C13 Alírio, Diogo e Susana falar com a Carla Gomes, a simpática jornalista da RTP dona de uns lindíssimos olhos azuis :P

Também vos posso dizer que conhecemos o José Carlos Malato com quem estivemos à conversa. Tipo simpático devo dizer. Depois coloco uma ou outra foto com toda a equipa que esteve no hotel a fazer a reportagem.

A reportagem versou a nossa vida aqui na Tunísia e como nos adaptamos. Acho que conseguimos cumprir bem a missão e representar o país enquanto membros do programa Contacto e como uma espécie de embaixadores de Portugal além fronteiras. Quando digo embaixadores é num sentido figurado vocês percebem. A senhora embaixadora portuguesa em Tunis não ficará chateada comigo por eu dizer isto concerteza, até porque ela é uma senhora muito simpática que até já esteve lá em casa mas isso é assunto para outro post.

Julgo que o senhor presidente da AICEP, Basílio Horta, vai ficar satisfeito porque, tal como ele veementemente recomendou no campus, não envergonhamos o país. Bem pelo contrário, digo eu...

Aqui vos deixo o link para o programa. A reportagem começa pelo minuto 13. Vejam lá se não estivemos bem :P

http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=11286&e_id=&c_id=1&dif=tv&dataP=2009-03-14

5 comentários:

Anónimo disse...

Ah!!!!!!!!!
Então eras tu!!
Eu vi essa entrevista pois uma amiga avisou-me que iria dar na tv, e como sabe do meu interesse por tudo quanto é tunisino...lá me avisou. Já não vi em directo, mas dois dias depois já estava on line.
Muito bem, sim senhor!!!
Lol.
O mundo é assim pequeninho, não é?

MM disse...

Sim era eu e duas das pessoas com quem divido casa em Sidi Bou Said. Foi engraçado por acaso :P

Dia 5 e Abril o programa So Visto também fez cá uma reportagem mas desta feita em El Jem, foram ver o coliseu. Estive la no Sábado e aquilo e' lindíssimo.

Jan disse...

E fotos?

Anónimo disse...

O El Jem?!
Bem, eu adorei o local! Tirei fotos de todos os ângulos e fiquei parada, só a olhar e a imaginar "a casa cheia"!
Já lá fui duas vezes...mas espero voltar!

Lilits disse...

Ah ganda Deliriooo!! És o máior pá! E que bem falante que ele é! =)

É assim mesmo! Make us proud! ;)

Beiju grande!***