segunda-feira, 30 de março de 2009

A vida e as pessoas do BAD!

Olá a todos/as!
Há pouco mais de dois meses cheguei a Tunis (Tunes em português de Portugal) e acho que ainda não contei grande coisa acerca do que vim para cá fazer: trabalhar!

Este post vai servir para vos dar uma ideia geral do que para aqui vai.

Ora muito bem, eu fui “mandado” para cá para trabalhar no Banco Africano de Desenvolvimento! E lá sabia eu que vinha para uma das maiores organizações mundiais ligadas ao desenvolvimento, é neste momento que me remeto à minha ignorância relativamente à banca de desenvolvimento...
O BAD tem como razão de ser o desenvolvimento do continente africano nas suas mais diversas vertentes, tanto social como economicamente. Os projectos financiados vão desde a construção de estradas, explorações agrícolas e até o novo aeroporto de Dakar projecto no qual um colega contacto irá colaborar proximamente. Estes projectos abarcam todo o continente africano e de momento existem dezenas de projectos financiados pelo Banco e que já estão ao serviço do povo africano.
As minhas funções não estão directamente ligadas ao core business do Banco, o que eu faço é do Banco e para o Banco.

Parafraseando alguém que nós bem conhecemos, faço parte da denominada ‘nata da nata’ da verdadeira crème de la crème!!! Como tal eu comecei logo pelo topo do Banco: fui colocado no front office do CSVP – Corporate Services Vice Presidency!
Digam lá se o nome não é pomposo :P

Apesar do sítio com nome pomposo, de trabalhar de perto com uma das Vice-Presidentes do Banco e ter um título todo pipi de ‘Communication Analyst’ eu sou o que em Portugal se chama de pau-para-toda-a-obra!

O CSVP é um departamento enorme que comporta mais de 300 funcionários do Banco. Este departamento compreende o CGSP [tratam da logística e dos edifícios do Banco], CIMM [o meu ódio de estimação e malta da informática em geral], CHRM [os recursos humanos] e o CLSD [departamento de línguas e tradução].
Eu faço parte da equipa do front office juntamente com mais 11 pessoas e que foi chefiado até agora pela Madame Oteh [dizem que vai ser substituída mas oficialmente não sei de nada], a Vice-Presidente. Esta senhora mete respeito acreditem. Pela envergadura, pela postura, pelo modo como fala, pela sua capacidade e também pela descasca que me deu numa reunião há tempos mas isso não interessa nada :P

Vou falar-vos um pouco das pessoas com quem mais trabalho aqui e que me têm tratado sempre bem [convém dizer bem não vão eles aprender todos português tal como a Hanen].

A minha coordenadora geral é a Hélène, uma senhora com todas as letras e que sempre me tratou da melhor forma. Extremamente acessível e muitas vezes com aquela atitude maternal para com os novatos aqui do sítio. Foi a primeira pessoa a receber-me aqui no gabinete.
A Rhoda, o Simeon, a Hanen e a Zaheera são as pessoas com quem mais directamente trabalho. O Simeon é como se fosse o nosso boss até porque e hierarquicamente superior a nós mas apesar disso é um tipo bem disposto e que percebe os nossos dramas para terminar algumas tarefas. A Rhoda foi também das primeiras pessoas a me receber e que me deu as primeiras tarefas, uma porreiraça e com umas gargalhadas muito características. A Hanen é a nossa designer tunisina dedicada a tarefas relativas à comunicação. Também ela é uma simpática e sempre bem-disposta. Partilhamos imensas tarefas e trabalhos em conjunto em alguns projectos. Eu invejo esta moça num aspecto muito particular, ela fala fluentemente árabe, francês, inglês e ainda tem pachorra para andar a aprender o nosso Português! Até já me manda mails a dizer ‘Olá’ e ‘Obrigado’. Acho que ela não se importa que eu conte um curto episódio muito engraçado.
Ora, um destes belos dias estava trocar mails com ela e no fim de um deles eu despedi-me com “Obrigado e até amanhã!”. De repente ela liga-me muito apressada, eu pensei que fosse algum assunto de trabalho urgente mas não! Ela só me queria perguntar qual o atalho que eu usei para colocar o til em amanhã, estes teclados são tramados e ela queria escrever correctamente. Pode parecer algo corriqueira mas deu para rir-mos um bocado :P
Agora vem a minha colega de gabinete. Ela é doida, mas no melhor dos sentidos claro! If you’re reading and translating this Zee make sure it’s all because we love you :P
Ela é uma consultora que chegou aqui pouco depois de mim e que está mais ligada a finanças e afins. Como eu disse ela é meio doida mas é tudo com sentido carinhoso porque ela é uma óptima pessoa, uma querida e grande conversadora. Falamos muito da nossa vida cá em Tunis e dos nossos próprios países. Vamos-nos ajudando mutuamente porque ambos somos novos no banco e vamos tendo dificuldades comuns. Ela mandou-se da África do Sul para aqui largando a sua casa, carro e emprego. Um acto de coragem!
Foi divertidíssimo ouvi-la a tentar falar francês mas agora ela diz um ‘bonjour’ como mandam as regras, kudos!
Das pessoas com quem trabalho ainda não referi o nosso “Minitro das Finanças” o Graeme, o homem tem mesmo pinta de ministro acreditem, e a secretária do front office: a Selima. A Selima é mesmo aqui de Tunis e, tal como a Hanen, domina diversos idiomas. É algo de impressionante ouvi-la a atender um telefonema em árabe, passa para francês, vai ao inglês e por aí adiante. Diga-se que ela fala o árabe clássico, o árabe com o dialecto tunisino e uma vasta panóplia das restantes variantes do árabe. Impressionante!

A minha vida dentro do Banco vai tendo altos e baixos, vou aprendendo como contornar certas coisas mas às vezes deixo-me levar pela emoção e passo-me um bocado como há tempos. Entre alguns risos e pedidos de desculpas lá disse que por vezes eu era muito emotivo ao que a Hanen me disse: “Oh really? No one noticed!”, enquanto ria à gargalhada. Às vezes acho que o Simeon tem razão quando me disse a mim e à Zaheera: “You guys panic to much!” :P
Apesar destes episódios é algo muito bom poder trabalhar num sítio onde estão pessoas de 72 nacionalidades e com mirabolantes histórias de vida. Isto reforça a cada dia a minha vontade de poder fazer uma carreira internacional e de percorrer o globo!

Acho que já dei uma perspectiva geral do que por aqui vai e, quando estiver novamente aborrecido e sem nada para fazer porque os projectos estão todos suspensos, escrevo mais qualquer coisa.

6 comentários:

Anónimo disse...

Realmente, seis meses de aprendizagem a todos os níveis!
Espero que estejas a gostar e que assim continues!
Saudações lusas!

BigInJapan disse...

AIE O PÂNICO :P

esta vida de multiculturalismo é cheia de histórias... :)

Lilits disse...

Sempre bom saber que estás TÃO bem! =)

Fico feliz por ti meu querido!

Beijinho grande!***

Joana. disse...

Eh lá, não estava a par da existência deste espaço :|
Tenho de vir aqui cuscar com profundidade :)

MM disse...

Ups...esqueci-me de te referir que tinha arranjado um cantinho para ir relatando o que vai acontecendo aqui pelo norte de África.

Volta sempre que és bem-vinda!

Aishek! [quer dizer obrigado em em árabe tunisino, ou melhor, o dialecto tunisino]

Jan disse...

Aisheka-mos! E já não te dou mimos porque censuraste o meu belo comentário spammico! Ia ser huge!