domingo, 16 de outubro de 2011

A tradição já não é o que era!

Pontualidade britânica! 
Este é dos chavões mais usados pelas pessoas quando se querem referir a algo ou alguém que cumpre escrupulosamente os horários e que não chega atrasada/o a compromissos.


Muito provavelmente inspirados pelo Big Ben, os britânicos são conhecidos mundialmente pela sua pontualidade e eu gosto de pontualidade. Tento ser um gajo pontual e muitas vezes sou. Ora isto vale-me grandes secas à espera das outras pessoas, especialmente quando se marca um jantar em Portugal já toda gente sabe que se for marcado para as 20h só às 20:30 é que chegam as primeiras pessoas. Eu, feito parvo, muitas vezes apareço mesmo às 20h só que já estou a aprender a chegar a horas mais próprias :P


Mas porque é que eu digo que a tradição já não é o que era?! Porque estes britânicos estão a ser uma desilusão relativamente a isso da tão propalada pontualidade britânica.


A minha mais recente razão de queixa é por causa dos autocarros londrinos. Eu, como até sou um tipo prevenido, antes de sair de casa para algum sítio menos familiar vou ao site dos TFL e faço o plano da viagem. Trocando por miúdos, salvo seja, o site tem uma ferramenta em que nos permite introduzir o local de onde partimos e para onde queremos ir, em que dia e a que horas. O resultado é um calculo do tempo, meios de transporte a usar e eventuais problemas de circulação reportados aos serviços de transporte. Muito útil apesar de às vezes, e depois de já conhecer um bocadinho da cidade e dos transportes, os percursos sugeridos serem muito pouco cómodos ou rápidos.


Ora bem, este fim-de-semana fui dar um giro com uns amigos. Chegar ao local combinado foi pacífico tirando um deles, que vive em Londres há muito mais tempo que eu, se ter perdido e ter chegado uma hora atrasado, pormenores :P
O problema foi na volta para casa.


Um dos meus amigos tem um destes smartphones todo xpto com net e tudo e esteve a ver que autocarros podíamos apanhar para cada um de nós chegar a sua casa. E aqui começa o problema.
O autocarro que ele tinha de apanhar chegou mais de meia hora atrasado mas chegou. O que eu tinha de apanhar nunca o vi. Esperei cerca de 45 minutos para além do horário que o site dos TFL nos tinha dado e nada...
O que vale é que vendo no mapa reparei que na rua ao lado havia uma paragem com um outro 24 hour bus que me levaria até ao local onde apanharia o night bus para casa.


Dito isto, em vez de levar uma hora a chegar a casa levei pouco mais do dobro do tempo com o bónus de já estar a ficar um "friozinho" esquisito!


Isto foi só o último exemplo. Há mais mas não tão chatos como este.


Pontualidade britânica?! Right, darling! 

Sem comentários: